segunda-feira, 3 de outubro de 2011

[Curiosidades] Cupcakes


A ideia de fazer um bolo de maneira rápida e com ingredientes básicos revolucionou o mundo da confeitaria dos Estados Unidos e Inglaterra no século XIX. A maneira de preparar o cupcake rompeu com todas as tradições culinárias, uma vez que seus ingredientes eram medidos em xícaras, como o próprio nome sugere cupcake = bolo de xícara.


O termo cupcake apareceu pela primeira vez no livro de receitas de Eliza Leslie, em 1828. No século XIX, o surgimento desta nova técnica de preparo foi bastante conveniente, uma vez que os bolos de tamanho tradicional tinham seus ingredientes pesados em balanças e demoravam muito para assar nos fornos antigosestes pequenos bolos eram cozidos em recipientes individuais, facilitando o cozimento. Existe ainda outra teoria que defende que o nome "cup" não advém apenas das formas em que eram cozinhados, mas também da maneira de medir os ingredientes: por xícaras (cups).


Assim, desde o seu surgimento, os cupcakes tornaram-se uma tendência da cultura pop dentro da culinária mundial. Sua popularidade alcançou o mundo e nos últimos anos os brasileiros por muitas razões. A possibilidade de combinar sabores extravagantes, seu tamanho ideal para uma pessoa, facilidade no transporte, versatilidade na embalagem e decoração e nas formas são seus principais adjetivos. Sem contar, obviamente, na relação lúdica que existe entre o homem e este pequeno bolo, pois remete a um estado de alegria, diversão e infância.

Aniversários, pequenas reuniões, grandes jantares, eventos corporativos, casamentos. Tudo é motivo para oferecer um cupcake, agradando tanto crianças, quanto adultos.

Só em 2009 a venda de cupcakes nos EUA subiu 22% e foi a receita que mais aumentou nas pesquisas da Google no mesmo período. E de onde vem esta súbita fama? Há quem diga que tudo (re)começou quando, num episódio de Sex and the city, Carrie entrou na loja Magnólia, em Nova York, para comer um cupcake. A partir daí multiplicaram-se as pequenas pastelarias dedicadas a este doce, que até entrou nos roteiros turísticos da cidade e, daí, se espalhou para o mundo. Mas há também quem defenda que é mais uma forma de regeneração urbana, de mistura de tradição e contemporâneo.

Diferenciais nos cupcakes:


- O cupcake utiliza a cakeflour, uma farinha desenvolvida especialmente para bolos que leva bem menos glúten do que a normal. E ao invés de leite, utiliza-se a buttermilk, que é mais ácido e possui menos gordura que o leite.
- A base dos cupcakes acaba sendo praticamente a mesma para quase todas as receitas, o que muda é seu sabor e sua aromatização. Os recheios, coberturas e confeitos são um encanto a parte. Uma infinadade de modelos, cores e tipo deixam a gente enlouquecida com tanta beleza e graça, e tudo isso torna os cupcakes mais lindos e encantadores.
- A grande diferença dos cupcakes brasileiros para os originais americanos/ingleses está na textura e doçura. Enquanto os cupcakes americanos/ingleses tem a massa super seca e cobertura extremamente doce (chamada de buttercream = creme de manteiga, que leva manteiga e açucar) os feitos aqui acabaram se adaptando ao nosso paladar brasileiro, com uma massa mais molhadinha, recheios e coberturas não tão doces.

Aprenda a fazer cupcakes!

(tutorial simples pra quem tem vontade de aprender )

Quanto as calorias, podem variar de 80 à 630 kcal, nutricionistas explicam que o bolinho pode fazer parte da sua dieta, mas sempre escolhendo os recheios mais leves (chocolates diet ou recheios com geléia de fruta).


Onde comprar? (materiais, formas, docinhos para cupcakes)
CENTRAL DO SABOR: www.centraldosabor.com.br

Onde comer?



E você? Gosta de comer cupcakes?
Quais os sabores favoritos?



2 comentários:

Gabriel Pozzi disse...

po cara, seu blog é literalmente EXTREMAMENTE variado, hein??? HAHAHA
da última vez li uma crítica sobre um filme todo alternativo aqui, e agora eu me deparo com um post sobre... CUPCAKE!!!!
SENSACIONAL! HAUSHAUS

gostei mesmo do post, apesar de ter total noção de que jamais conseguirei preparar um desses (por mais simples que pareça), sei que a ideia é ótima, e grande parte deles parecem deliciosos! hahaha qdo se trata de comida, o visual só perde pro gosto mesmo, é super importante hahaha

aaaah, e obrigado pelo apoio quanto ao negócio do vestibular!
estou tenso com aquele medo de não passar (ano passado não deu pra mim), mas ao mesmo tempo confiante, sei que é um desafio que posso encarar ^^

abraços!!
songsweetsong.blogspot.com

Raquel disse...

Ah gostei do seu blog ;D
é bem diferente, fala um pouquinho de tudo, mas gostei em especial desse post ;D Parabéns ;x

Depois da uma visinha no meu...
http://www.noindoevindodoinfnito.com/

Beijinhos ;*