terça-feira, 31 de janeiro de 2012

[Curiosidades] Aquarela

Aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aquarela são variados, embora o mais comum seja o pela com elevada gramagem (300 mg), podem ser utilizados também como suporte: papiro, casca de árvores, plástico, couro, tecido, madeira e a tela. Aquarelas são geralmente transparentes, e parecem luminosas, porque os pigmentos são fixados em uma forma pura com poucos enchimentos, obscurecendo as cores do pigmento. Também podem ser feitas com a adição de branco opaco chinês (mas na palheta de aquarela não vem a cor branca, apenas um clareador de tons). Na Ásia Oriental, a pintura em aquarela é referida como "brush painting", e também tem forte predominância nos quadros (quase equivalente ao uso do Nanquim), as cores mais usadas são o preto e os tons terrosos.  

Apesar da pintura em aquarela ser extremamente antiga, arquivos datam a utilização do método em pinturas rupestres do período paleolítico da Europa e em manuscritos egípcios, mas somente no renascimento é que começa a ser utilizada com o conceito de arte. Albert Düred, pintor renascentista alemão, foi um dos primeiros a usar a técnica em pinturas de natureza viva. Apesar desta iniciativa, muitos pintores só usavam a aquarela para rascunhos, cópias ou cartoons. E os outros usavam a técnica pra ilustrar fauna e flora, artistas botânicos sempre estiveram entre os pintores de aquarela mais exigente e realizados. Até hoje é usada, com sua capacidade única de resumir, esclarecer e idealizar na íntegra cores usadas para ilustrar publicações científicas e museu. 



Vários fatores contribuíram para a propagação da pintura em aquarela. No século XVIII entre as classes de elite, a pintura em aquarela foi um dos adornos de uma boa educação, especialmente para as mulheres. Mas também foi valorizado por cartógrafos, militares e engenheiros para a sua utilidade em suas descrições. No início do século XIX, cresceu o número de livros impressos sobre o assunto, e a arte doméstica contribuiu para o crescimento do meio. A atividade amadora, as publicações, os colecionadores de arte da classe média, levou um grupo de pessoas a montar a Sociedade dos Pintores de Aquarela, na Inglaterra. Essa sociedade até hoje executa exposições anuais com quadros dos membros ou de fora, é referência de compra para muitos artistas e colecionadoree, também com forte discurso quando se trata de debates estéticos dentro dos adeptos da tinta aguada.  A popularidade da aquarela estimulou algumas inovações, incluindo a fabricação de papéis apropriados para a pintura, a fabricação de pincéis e também na pigmentação e armazenamento das tintas. As tintas hoje são mais duravéis e coloridas como as tintas óleo e acrílica, e como o mercado de arte continua expandindo, as sociedades de aquarela continuam aceitando membros e criando uma visão mais moderna do trabalho com aquarela

A tinta aquarela consiste em quatro ingridientes principais: pigmentos (natural ou orgânico), goma arábica (para manter o pigmento em suspensão e fixar o pigmento na superfície da pintura), aditivos (conservantes que alteram a viscosidade da tinta e mantém a durabilidade dos pigmentos) e o solvente (substância usada para diluir a tinta usada ou diluir a tinta que endurece dentro da bisnaga). O termo "watermedia" refere-se a tintas solúveis em água. (mas comum na aquarela de pastilha, que usamos na escola). A aquarela é habitualmente avaliada em alguns atributos-chave. Nos debates partidários do século XIX no mundo da arte, a transparência da aquarela foi bastante exaltada, tintas com baixo poder de cobertura são valorizados porque permitem uma gravação da imagem e também porque as cores podem ser misturadas visualmente no papel. A cor resultante irá mudar dependendo da ordem de camadas dos pigmentos. Na verdade, hoje há poucas aquarelas transparentes, o que podemos fazer é diluir em água até o nível de transparência de desejamos. Como não há aquarela branco, as partes brancas de uma pintura em aquarela são "reservas" e para preservar estas áreas em branco, muitos pintores usam fitas adesivas, cera clara ou látex líquido, aplicadas na área para proteger de outros pigmentos.

A tinta é tradicionalmente aplicada com pincéis, mas os pintores modernos têm experimentado com muitos outros materiais, como por exemplo, pulverizadores, raspadores, esponjas ou varas, e combinar o uso da aquarela com lápis, pastel, giz, tinta, gravura, colagem e com a tinta acrílica.


Tive a oportunidade de trabalhar com aquarela na faculdade e a experiência é fantástica, vale a pena!

16 comentários:

Anderson disse...

Como é curiosa essa técnica. E as imagens... como são ricas em cores!

Rejane Ferreira disse...

Mto bom seu post. Gostei de conhecer mais sobre a aquarela, bem interessante!

Um abraço! =)

http://rejane-ferreira.blogspot.com/

Divulgação brasil disse...

Excelente post, trabalaho fino mesmo, e a escolha das imagens foram perfeitas traduziram perfeitamnete tudo o que o texto nos proporcionava a imaginar. Virei leitor! Abraços

♥MáH♥ disse...

Eu acho lindo.... tão suave
*.*


http://resenhandomm.blogspot.com/

M.alves disse...

Muito belas pinturas. Parabéns pelo post! Se puder passa lá, blog atualizado.

www.tecknews.co.cc

Guru do Metal disse...

foi feito até uma música para isso, aquarela do brasil

http://rocknrollpost.blogspot.com/

Ana Lucia Nicolau disse...

Oi, adoro pintura em aquarela e essa postagem é bem bacana para entender essa técnica.
Texto bem escrito que compartilhei com twitter e facebook....abraço

reinaldo del trejo disse...

Bacana viu.
VocÊ escreve de uma maneira que nos força a tentar enteder o máximo possível.
Adorei :d

Lucas Adonai disse...

Muito legal ! ^^

Lucas Adonai disse...

Belas pinturas ^^

Jeh Pagliai disse...

Olá :)

Para mim, essa é a tecnica de pintura mais linda #ever Hehehe

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

enipefi disse...

Adoraria saber pintar! *-*

@biia_anca disse...

pinturas cm aquarela ficam realmente lindas!

Ravi Barros disse...

que liindo... a arte é realmente muito impressionante, e pinturas com aquarela sao bem diferentes!

Anderson disse...

Eu poderia usar a imagem do piano em meu blog? Achei ela a mais linda de todas!

Amanda Brunelli disse...

Nossa que interessante, o que um simples nome de tinta tem uma grande hostoria e vem bem lá de trás. Muito interessante.